UNDERSTORY.OBRApré-modernismo · 1920

Crônicas de São Cristóvão

JOÃO DO RIO · 1920 · PRÉ-MODERNISMO

Crônicas sobre os subúrbios cariocas e a vida das classes populares, com o olhar aguçado de João do Rio para os personagens esquecidos pela Belle Époque oficial.

crônica · rio de janeiro · subúrbio · costumes

Ensaio da Equipe Subsolo Ponto · 2 fontes no pé da página

Um bairro que já foi corte

Poucos lugares do Rio de Janeiro concentram tanta história em tão pouco espaço quanto São Cristóvão. Foi ali, no palácio da Quinta da Boa Vista, que morou a família real portuguesa depois de 1808 e, em seguida, os dois imperadores do Brasil: o bairro foi, durante quase um século, o endereço do poder. Com a República, tudo mudou de função: o paço imperial virou museu, a vizinhança aristocrática se desfez e São Cristóvão foi se tornando um bairro de fábricas, de comércio popular e de gente trabalhadora, cada vez mais distante do brilho do centro remodelado.

É esse contraste, a grandeza que passou e a vida comum que ficou, que atravessa as crônicas reunidas neste volume, publicado em 1920, segundo o catálogo, no fim da vida do autor.

O cronista fora da Avenida

João do Rio, pseudônimo do jornalista carioca Paulo Barreto, ficou famoso como o cronista da Belle Époque: o dândi da Avenida Central, o repórter dos salões e também dos submundos, autor de A Alma Encantadora das Ruas e das reportagens sobre as religiões da cidade. A crítica o descreve como um flâneur que circulava entre o centro e as margens, registrando ao mesmo tempo a elegância e a futilidade dos salões e as injustiças escondidas nas ruas sujas, expondo o que a sociedade preferia ocultar: as prisões, as favelas, a prostituição, a pobreza (DOMINGUES; JULIANO, 2023). O dandismo não era pose isolada: seu traje é hoje objeto de estudo como caso de circulação, nos trópicos, de um modelo estético vindo do meio literário europeu (NACIF, 2020). Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1910, foi uma das figuras públicas mais visíveis da imprensa de seu tempo, e morreu cedo, em 1921, aos quarenta anos.

Nestas crônicas, o olhar que ele treinou no centro elegante se volta para outra geografia: a dos bairros afastados do cartão-postal, seus tipos, seus costumes, suas pequenas cenas de rua. O método é o mesmo que fez sua fama, observar de perto, ouvir, transformar o cotidiano em narrativa, mas o cenário desloca o foco da cidade-vitrine para a cidade que trabalha.

A crônica como retrato involuntário

A crônica brasileira nasceu no jornal, espremida entre a notícia e a literatura, e é exatamente por isso que envelhece de um jeito curioso: o que era registro apressado do dia vira, décadas depois, documento. É o que a crítica observa na obra dele, feita de laços estreitos entre literatura e jornalismo, em que ficção e realidade se misturam e os textos funcionam como fragmentos da metrópole nascente, literatura e documento histórico ao mesmo tempo (DOMINGUES; JULIANO, 2023). Lidas hoje, estas páginas valem pelo que descrevem, o subúrbio e as classes populares cariocas das primeiras décadas do século XX, e também pelo que revelam sem querer: o olhar de um homem da imprensa letrada, com seus fascínios e seus preconceitos, diante de um Brasil que a literatura oficial ainda mal frequentava.

Nesse sentido, o livro conversa com uma linhagem que ia crescendo na mesma época: a dos escritores que fizeram do subúrbio carioca matéria literária. O leitor que vier de Lima Barreto reconhecerá o território, visto, aqui, de um ângulo bem diferente.

Texto de jornal, voz de conversa

Como toda crônica de imprensa, estes textos foram escritos para a leitura rápida e próxima, no tom de quem conta uma coisa vista na véspera. São peças curtas, autônomas, cheias de cenas e de tipos humanos: a forma talvez mais oral da prosa brasileira. Ouvi-las em sequência é folhear um álbum do Rio que desaparecia e do Rio que nascia, montado por um dos observadores mais argutos que a cidade já teve.

Fontes

Cada afirmação de fato deste ensaio se apoia nas fontes consultadas na íntegra. As de acesso parcial estão marcadas como tais e não sustentam nada aqui.

Consultadas na íntegra

  1. DOMINGUES, Chirley; JULIANO, Dilma Beatriz Rocha. Trilogia da miséria: a literatura de João do Rio e o Brasil de hoje. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 25, n. 48, p. 1-25, jan./abr. 2023. DOI: 10.1590/2596-304x20232548cddj. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rblc/a/YyJvGngmrxyHn6XFQ6vhv5v. Acesso em: 25 ago. 2026. doi.org
  2. NACIF, Maria Cristina Volpi. O traje de João do Rio: um dândi decadente nos trópicos. Revista Interfaces, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/article/download/30107/17018. Acesso em: 25 ago. 2026. revistas.ufrj.br

Esse ensaio foi produzido por IA ou por humanos?

Vote antes de abrir a resposta.

Como este texto foi feito

O rascunho foi escrito com ajuda de inteligência artificial. Depois disso, cada afirmação de fato deste ensaio foi conferida contra as fontes listadas acima, uma por uma. Datas, edições e números que não resistiram à conferência foram cortados em vez de arredondados. As fontes foram conferidas uma a uma, e o que não deu para conferir saiu do texto. A revisão editorial humana está concluída.

A assinatura é coletiva: Equipe Subsolo Ponto. Quem responde pelo texto publicado somos nós, não a ferramenta.

Ouça a obra completa

No aplicativo UnderStory, Crônicas de São Cristóvão está narrada na íntegra — e cada obra concluída vale pontos. Pelo porte, uma obra é um ⚔ Duelo, uma 🛡 Batalha ou um 👑 Chefão: terminar rende pontos que sobem o nível visual do mundo do seu autor preferido dentro do app.

O aplicativo está em teste fechado na Google Play. Deixe seu e-mail na lista de espera e a gente te chama quando abrir vaga.

← acervo completo · página inicial · histórias das obras (blog) · domínio público